segunda-feira, 29 de junho de 2009

(T) THIAGO CAMILO: FILHO LEGÍTIMO DA STOCK CAR





Olá, moçada!


Todos nós que amamos o automobilismo, aplaudimos entusiasticamente o fantástico crescimento da Stock Car. Os mais céticos e os críticos de plantão, são forçados a reconhecer o estrondoso sucesso da categoria. Os negativistas e os pessimistas devem estar coçando a cabeça, inconformados com os patamares atingidos pela Stock Car. Felizmente são a minoria e, portanto não pesam na balança.

A verdade é que a Stock Car, além de ser um evento esportivo de padrão internacional, permitiu o surgimento de profissionais de valor e competência, que nada devem aos melhores do mundo em carros de turismo. O piloto Thiago Camilo é a prova material dessa evolução da categoria. Com o fortalecimento e o enriquecimento da Stock Car, pilotos brasileiros de grande expressão e experiência, radicados no exterior, muitos com passagens marcantes na Fórmula Um, retornaram para o automobilismo nacional e permitiram essa comparação.

O Thiago Camilo nunca correu fora do país em outras categorias, é oriundo do kart, e iniciou sua carreira no automobilismo na Stock Light, atual Copa Vicar, com apenas 16 anos, na temporada de 2.000. Ele é filho do ex-piloto Bel Camilo, e obviamente teve o apoio da família para começar no kart aos 12 anos em 1996, quando foi 3º colocado no campeonato paulista. No ano seguinte foi vice-campeão paulista, e em 1998 3º colocado na Copa Brasil de Kart. Em 1999 se consagra vice-campeão do 1º Turno Parila. Em 2000, demonstrando coragem e determinação, trocou o custo de uma temporada inteira de kart, por apenas uma corrida de Stock Car Light. Em 2001 consegue apoio financeiro para disputar todas as provas do campeonato, e termina o ano em 3º lugar, conseguindo 2 poles e 2 vitórias.

Em 2002 é novamente 3ª colocado no campeonato, com 3 vitórias e 4 poles positions. Os resultados obtidos na Light facilitaram o seu acesso à Stock V8, atual Copa Nextel, conseguindo um 5º lugar na prova de Londrina e terminando o campeonato na 17ª posição. Em 2004, com apenas 20 anos é considerado o piloto revelação da categoria. Confirma sua rapidez, conseguindo a melhor volta na 2ª etapa em Interlagos, além disso, faz a pole no rapidíssimo circuito de Tarumã, e ainda por cima vence a corrida em Interlagos, a última da temporada, com direito a pole position e melhor volta, e se consagra o mais jovem vencedor, em toda a longa e competitiva história da Stock Car V8.



Em 2005 repete a dose, vitória, pole position e melhor volta, na corrida do Rio de Janeiro, obtendo ainda mais 2 melhores voltas em outras provas. Termina o campeonato na 7ª posição. Na temporada de 2006, vence de ponta a ponta a corrida de Curitiba, capitalizando pontos suficientes para ingressar na terceira colocação no temível e desconhecido play-off, e termina o campeonato na 6ª posição. Em 2007 outra vez, vitória, pole e melhor volta, agora no circuito de Londrina, ingressa no play-off em segundo, atrás apenas do experiente Cacá Bueno e termina o campeonato na terceira posição. Na atual temporada está em terceiro lugar no campeonato.

Esses resultados demonstram que o Thiago é um piloto rápido e também consistente, porque raramente se envolve em acidentes e consegue terminar as corridas, acumulando muitos pontos no campeonato. Os números obtidos provam que, ele é um dos melhores pilotos da extremamente disputada Copa Nextel, e, que encara de igual para igual os adversários muito mais experientes. Não precisa se preocupar em ir correr na Europa ou Estados Unidos, no sentido de aprimorar seus conhecimentos técnicos.

Mal comparando com seleção brasileira de futebol, toda vez que existe uma convocação, até para jogos amistosos, a maioria dos jogadores convocados, atua em times estrangeiros, e justamente são chamados em face à sua experiência internacional. O crescimento gigantesco da Stock Car, sem dúvida nenhuma vai facilitar o surgimento de novas estrelas, que possam brilhar e muito no cenário automobilístico brasileiro, mas com repercussão internacional. O Thiago Camilo é filho legítimo da Stock Car, e prova que, santo de casa também pode fazer milagres! É isso aí, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário