segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Thiago Camilo: O merecido milionário da Stock Car!

O troféu do milhão

Thiago Camilo na luta por posições


Daniel Serra em 2º (esq), Thiago Camilo e Max Wilson


Camilo é “prata da casa”

São Paulo – 08/07/2011 – Embora no automobilismo existam críticos que só falam do passado, até os mais céticos são praticamente obrigados a reconhecer, o excepcional patamar que a Stock Car brasileira se encontra no momento atual.

Na última etapa realizada nesse domingo (07/07) em Interlagos, que foi brilhantemente vencida pelo paulistano Thiago Camilo, ficou claro o altíssimo nível técnico dos pilotos dessa categoria, que embora tenha nome norte-americano, é autenticamente brasileira. Todo o marketing dessa prova, além do premio de um milhão de reais, foi montado sobre a vinda do piloto canadense Jacques Villeneuve, que iria participar desta etapa paulistana.

É preciso ficar claro que Villeneuve não é apenas mais um ex-piloto de Fórmula Um, uma vez que a Stock Car está acostumada com esse nível de competidores, porque acredito que mais de dez desses profissionais, já participaram da nossa categoria.  

Villeneuve junto do nosso grande Emerson Fittipaldi e do ítalo-americano Mario Andretti, são os únicos pilotos do mundo a vencerem campeonatos na Fórmula Um, na Fórmula Indy e as 500 Milhas de Indianápolis, a maior prova do automobilismo mundial.

Além disso, Villeneuve é filho de Gilles Villeneuve, que venceu apenas seis corridas na Fórmula Um, mas é um de seus maiores ídolos póstumos, ao lado de Senna, Peterson, Cevert e tantos outros. Sem dúvida o sobrenome Villeneuve é tão carismático quanto Fittipaldi e Senna.

Apesar de toda essa indiscutível experiência e talento, Villeneuve sofreu muito em todos os treinos e não conseguiu nada melhor do que a vigésima sétima posição no grid de largada.
Certamente pensou que com toda a sua experiência acumulada na Indy, em relação à troca de pneus e abastecimento, iria fazer uma grande largada, ganhar várias posições e quem sabe chegar até o pódio. Não conseguiu nada, fez uma prova muito modesta e terminou em 18º.

Quem fez tudo que o Villeneuve queria fazer, foi o brasileiro Max Wilson, atual campeão da categoria, que largou pior que o último porque saiu dos boxes, fez uma corrida fantástica e conseguiu subir no pódio ao lado de Daniel Serra em segundo e Camilo em primeiro.

Thiago Camilo, que foi o grande vencedor dessa terceira edição da corrida do milhão é “prata da casa”. Thiago é a prova viva de que o “talento natural” é raro, mas existe. Ele nunca correu fora do país em outras categorias de base e também nunca fez nenhum curso de pilotagem internacional e famoso. Sua carreira no automobilismo começou aqui mesmo, na Stock Light, com apenas 16 anos na temporada de 2.000.

Thiago Camilo é filho de Bel Camilo, um ex-piloto da Stock Car, que dentro de seus limites políticos e financeiros, fez tudo o que podia para alavancar a carreira do filho na Stock e acompanhou e acompanha até hoje Camilo em todas as etapas do campeonato.

Obviamente o pai foi recompensado, porque Thiago Camilo se tornou um dos melhores pilotos do automobilismo brasileiro, com um estilo próprio, demonstrando grande arrojo, mas ao mesmo tempo uma frieza e tranqüilidade que fazem uma diferença absoluta no árduo caminho da vitória.

Camilo é um piloto atirado, porque se tiver que se lançar “por fora” numa curva de alta velocidade não se intimida, arrisca tudo, se esfrega no outro carro e quase sempre acaba se dando bem. Ao mesmo tempo, se tiver que economizar pneus, combustível e guiar com a direção elétrica quebrada ele também consegue, porque é inteligente, calculista, forte e determinado.

Quando larga lá na frente, vai embora sem olhar nos espelhos e sem errar, e quase sempre estabelece a volta mais rápida da prova. Quando larga atrás, como nessa prova do milhão, ele sempre consegue se destacar da maioria dos pilotos, fazendo corridas memoráveis em que vai surgindo do nada e acaba vencendo.

Na última corrida da temporada de 2009 da Stock Car, Camilo nas voltas iniciais do treino de sexta feira, teve um problema no freio e destruiu seu carro no fim da reta dos boxes em Interlagos. O carro foi refeito dentro do possível, ele fez a pole no sábado e no domingo ganhou a corrida de ponta a ponta, e ainda fez a melhor volta da prova.

Na prova de abertura do Campeonato de Marcas de 2011 em Tarumã (RS), onde ele corre na equipe de Carlão Alves, Camilo largou em último na primeira bateria e terminou a corrida em sétimo. Como o grid da segunda bateria era invertido, pode largar em segundo e vencer a corrida de ponta a ponta.

Na atual temporada da Stock, Thiago Camilo corre pela RCM Motorsport, é o terceiro piloto da equipe e tem os pilotos Ricardo Maurício e Max Wilson como parceiros. Em nenhum momento se intimidou por estar no mesmo time com dois pilotos campeões da Stock Car e além disso extremamente experientes, pois ambos possuem uma vasta carreira internacional, sendo que Max Wilson já pilotou até Fórmula Um.

Camilo já venceu duas vezes nessa temporada e ocupa a primeira colocação isolada do campeonato e tem vaga garantida na primeira colocação da super final, que define os dez melhores colocados que vão disputar o campeonato.  Nessa prova do milhão em Interlagos, além de embolsar o merecido premio, Thiago Camilo provou que o automobilismo interno brasileiro cresceu muito e amadureceu, e que pode forjar pilotos que não devem nada a nenhum outro de qualquer lugar do mundo.

Eu disse em outra oportunidade, que Thiago Camilo era o “filho legítimo da Stock Car”, agora, com todo o merecimento, ele é o filho legítimo que ficou milionário na Stock Car. É isso aí. Até a próxima.

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