sexta-feira, 30 de outubro de 2009

(T) A grande importância da Copa Vicar

(texto para o site
carros e corridas)
Olá, moçada!
A última etapa da Copa Nextel, realizada no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba, diferentemente de outras provas mais calmas da principal categoria do automobilismo brasileiro, proporcionou ótimos pegas pela ponta, principalmente entre o ex-fórmula Um Ricardo Zonta e Allan Kodhair, o Japonês Voador.
Zonta que é um piloto extremamente competente e agressivo encontrou pela frente outro concorrente decidido e corajoso, que não entrega sua posição a não ser que seja para bater.
Foi o que aconteceu no final da longa reta, onde Zonta deu um mergulho decisivo, e acabou virando o carro de Kodhair. Zonta foi punido com uma passagem pelos boxes e chegou apenas na 16ª. Faltando algumas voltas para o fim da prova Kodhair ficou parado pela pista e não marcou nenhum ponto. Nenhum dos dois foi beneficiado com esta briga.
Quem se aproveitou de toda essa confusão, foi o paulistano Ricardinho Maurício, que venceu mais uma prova, mostrando que está fim de vencer mais um campeonato, ou pelo menos dificultar bastante a vida do líder Cacá Bueno.
Por outro lado, na prova da Copa Vicar, vitória de ponta a ponta do experiente Rodrigo Sperafico, que largou na pole position e venceu a corrida defendendo bravamente sua posição de líder.
Como a pista de Curitiba é muito larga, permitindo que vários carros andem lado a lado, Sperafico em quase todo fim de reta, tinha que ficar "por dentro”, para impedir a ultrapassagem, ora de Berlanda, ora de Rafael Daniel.
O esforço foi recompensado, por que venceu a corrida e ainda classificou a equipe de Carlão Alves, a Carlos Alves Competition Team, para retornar à Copa Nextel. Somente os dois primeiros colocados, no campeonato de equipes, podem subir para a Copa Nextel.
As corridas da Copa Vicar são na sua maioria uma pauleira total, onde os pilotos querem passar por dentro ou por fora, por cima ou por baixo, sempre arriscando demais. Mas, acredito que é essa seja mesmo a função dessa categoria de acesso.
Lapidar o piloto para que ele possa finalmente participar da Copa Nextel, o último degrau do automobilismo de turismo brasileiro.
Grandes pilotos começaram realmente suas carreiras na antiga Stock Light, hoje em dia Copa Vicar. O maior exemplo de todos é o atual bi-campeão Cacá Bueno, que foi campeão na Light e se tornou um dos melhores pilotos sul-americanos.
Os pilotos oriundos da Stock Light, enfrentam de igual para igual os outros colegas até com passagens de sucesso pela Fórmula 1. Marcos Gomes, Thiago Camilo, Pedro Gomes, Thiago Marques, Alceu Feldmann, Nono Figueiredo, André Bragantini, Guto Negrão, Daniel Serra, David Muffato, Lico Kaesemodel, Norberto Gresse e etc, todos eles de uma maneira ou de outra, participaram e venceram na Stock Light e agora disputam mano a mano as corridas da Copa Nextel.
Thiago Camilo, por exemplo, nunca havia guiado nenhum outro tipo de carro de turismo. Ele saiu do kart e entrou direto na Stock Light e posteriormente ingressou na Copa Nextel, sempre andando na frente e vencendo corridas.
Como os carros da Copa Vicar tem uma grande potencia, e os mesmos pneus da Nextel, numa temporada completa o piloto tem todo o tempo necessário para amadurecer e controlar um pouco o seu ímpeto natural. Quando ingressa na Nextel, já está praticamente pronto para enfrentar a intensa disputa, sem cometer os erros ou os abusos anteriores.
Dessa forma a Copa Vicar não é apenas uma categoria de acesso à Copa Nextel, na verdade é um laboratório que proporciona certo "polimento” ao piloto. Todos aqueles que passaram pela Copa Vicar, comprovam a grande importância desta categoria. É isso aí. Até a próxima.
visite: paulovaliengocomunicacao.blogspot.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

(R)Carlão Alves comemora e agradece publicamente subida da equipe para disputar a Copa Nextel em 2010

Carlão Alves (direita) emocionado no pódio após receber o premio por melhor equipe
São Paulo – 28/10/09 – O paulistano Carlão Alves titular da Carlos Alves Competition Team, ainda está comemorando a vitória do paranaense Rodrigo Sperafico na última etapa da Copa Vicar, um dos maiores responsáveis pela classificação de sua equipe, que obteve o direito de disputar a Copa Nextel, na temporada de 2010.
A participação de Sperafico foi decisiva para a subida da equipe, uma vez que em apenas duas etapas capitalizou um total de 41 pontos em 50 possíveis, 16 com a terceira colocação em Campo Grande e 25 pontos com a vitória em Curitiba, tendo uma performance espetacular nas duas corridas. Certamente teria vencido a etapa de Campo Grande se não tivesse tido um grave problema de freios.
Sperafico foi convidado pelo amigo Julio Campos (Sherwin Williams-Metalatex), para ajudar a sua equipe nessas duas etapas decisivas no torneio, e, demonstrando grande espírito esportivo e até mesmo certa dose de humildade, uma vez que já venceu corridas na Copa Nextel e conquistou o vice campeonato em 2007, aceitou imediatamente o convite.
Carlão Alves, embora seja um piloto com mais de vinte anos de participações consecutivas na Stock Car, se emocionou como um estreante no pódio em Curitiba e contou:
“Realmente fiquei muito emocionado. Não sabia que seria assim. Este é o meu primeiro ano fora do volante, no comando de minha equipe. É uma emoção muito diferente”, desabafou Carlão.

“Quero agradecer publicamente ao Rodrigo Sperafico e ao Ricardo Zonta, que foram parceiros magníficos. É muito gratificante encontrar pessoas como eles num esporte competitivo como o automobilismo. Gostei muito de trabalhar com o Sperafico que é um profissional de alta qualidade”, disse Carlão.

Quero também agradecer aos nossos pilotos Julinho Campos e Marcelo Tomasoni (CM Capital Markets), aos nossos patrocinadores Sherwin Williams, CM Capital Markets e WS e finalmente a todos os membros de nossa equipe, que foram incansáveis nessa empreitada vencedora”, concluiu Carlão Alves.

Para Carlos Alves o projeto deste ano ainda não se concluiu, uma vez que vai se empenhar ao máximo para conseguir o título de pilotos para o paranaense Julio Campos. Pelos resultados obtidos até agora, Julio Campos tem tudo para ficar com mais esse título para a sua coleção.

A próxima etapa da Copa Vicar acontecerá no dia 08 de novembro, no Autódromo Internacional de Brasília.

visite: www.sherwinwilliams.com.br
visite: www.cmcapitalmarkets.com.br

PAULO VALIENGO comunicação MTb 56.052
11 9838-7470
paulinhoxx@yahoo.com.br
visite: paulovaliengocomunicacao.blogspot.com

domingo, 25 de outubro de 2009

(R) Rodrigo Sperafico vence de ponta a ponta em Curitiba

Carlos Alves Competition Team conquista o direito de retornar à disputa da Copa Nextel em 2010



Curitiba – 25/10/09 – O paranaense Rodrigo Sperafico, piloto da Carlos Alves Competition Team, largou na pole position, não deu chances para os adversários e ganhou de ponta a ponta a disputadíssima sétima etapa da Copa Vicar, que aconteceu neste domingo, no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba.

Hoje foi um dia de muita alegria para a família Sperafico, por que seu irmão gêmeo, Ricardo, largou em oitavo e chegou na segunda colocação na prova da Copa Nextel, que antecedeu a corrida da Copa Vicar, demonstrando que os gêmeos são ótimos pilotos que estão sempre lutando por grandes resultados no automobilismo.
Durante toda a corrida Sperafico foi pressionado pelo segundo colocado, mas usando de sua comprovada experiência e habilidade, não cometeu nenhum erro e soube defender sua posição com maestria, andando o tempo inteiro no limite.
A vitória de Rodrigo teve um valor adicional, por que permitiu que a equipe Carlos Alves Competition Team, retorne à Copa Nextel para a temporada de 2010, categoria onde esteve por quinze anos consecutivos. Os 25 pontos conquistados por Sperafico foram fundamentais para a classificação do time, que vinha mantendo uma luta direta com três fortes rivais.
O outro piloto do time, o também paranaense Julio Campos (Sherwin Williams), que largou em quinto, também fez uma ótima corrida dentro da limitação de seu motor que era lento nas duas grandes retas do circuito, e conseguiu terminar a corrida na quarta colocação, lutando o tempo inteiro com o quinto colocado, o paulistano Gustavo Sondermann.
Com esse resultado, Campos marcou 14 pontos que também foram importantíssimos para a classificação da equipe e que permitiram a ele manter a vice-liderança do torneio, agora apenas um ponto do atual líder, Rafael Daniel. Por outro lado, Campos também pode comemorar e muito, por que venceu também neste domingo mais uma corrida da Pick Up Racing e garantiu o título da temporada por antecipação.

O paulistano Marcelo Tomasoni (CM Capital Markets), que teve um grande acidente no sábado durante a prova de classificação, conseguiu ter o seu carro restaurado pela equipe de Carlão Alves, e, largou apenas na décima oitava posição. Tomasoni não se abalou com o acidente, e, fez uma grande corrida, disputando arduamente posições com o ex-líder do torneio, Felipe Lapenna e depois com Galid Osman, levando a melhor sobre ambos e conseguindo cruzar a linha de chegada na décima terceira colocação e finalmente retornar a zona de pontuação.

Carlão Alves, o titular da equipe era só alegria depois que subiu ao pódio para receber o troféu de melhor equipe da corrida, comentou o resultado da prova:

“Tudo saiu como o planejado, na verdade até melhor, por que os nossos carros agüentaram muito bem o forte ritmo imposto pelos pilotos. Não deram nenhuma pane durante a corrida. Com a vitória do Rodrigo e o quarto lugar do Julinho, podemos comemorar o nosso retorno à Copa Nextel”, contou Carlão.

“Estou muito feliz, por que arrisquei tudo em cima desse projeto de contratar o Sperafico e deu certo, conseguimos subir com a equipe. Agora quero lutar pelo título de pilotos para o Julinho. Todos os membros da equipe e os três pilotos, estão de parabéns”, desabafou o experiente Carlão.

Realmente Carlão Alves fez um ótimo trabalho, principalmente pelo fato de que este é apenas o seu primeiro ano no comando de sua equipe, função que nunca havia exercido anteriormente, em toda a sua longa carreira de mais de vinte anos como piloto profissional.

Este foi o resultado da sétima etapa da Copa Vicar:
1º) 2 - Rodrigo Sperafico (Peugeot, PR), 45 voltas em 40:19.186
2º) 17 - Eduardo Berlanda (Peugeot , SP), a 0.828
3º) 22 - Rafael Daniel (Peugeot , SP), a 3.440
4º) 99 - Julio Campos (Peugeot , PR), a 4.756
5º) 4 - Gustavo Sondermann (Peugeot , SP), a 5.540
6º) 8 - Diogo Pachenki (Chevrolet , PR), a 11.094
7º) 21 - Lucas Finger (Chevrolet , SP), a 15.301
8º) 43 - Cássio H de Melo (Chevrolet , SP), a 26.324
9º) 31 - Ítalo Silveira (Chevrolet , MG), a 27.644
10º) 90 - Eduardo Leite (Peugeot , SP), a 27.775
11º) 14 - Diego Freitas (Peugeot, BA), a 28.397
12º) 69 - Tiago Gonçalves (Peugeot , SP), a 33.975
13º) 98 - Marcelo Tomasoni (Peugeot , SP), a 35.127
14º) 12 - Leonardo Vital (Peugeot , SP), a 37.226
15º) 23 - Marco Cozzi (Chevrolet , SP), a 39.313
16º) 28 - Galid Osman (Peugeot , SP), a 44.112
17º) 62 - Renato Russo (Peugeot , SP), a 1 volta
18º) 88 - Leandro Romera (Chevrolet, SP), a 1 volta
19º) 92 - Renato Rattes (Chevrolet , SP), a 1 volta
20º) 44 - Daniel Pflaumer (Chevrolet , SP), a 7 voltas
21º) 73 - Sergio Jimenez (Chevrolet , SP), a 18 voltas
22º) 10 - Felipe Lapenna (Peugeot , SP), a 22 voltas
23º) 54 - Murillo Macedo (Peugeot , SP), a 26 voltas
24º) 18 - Rodrigo Navarro (Peugeot , SP), a 26 voltas
25º) 9 - Cristiano Federico (Peugeot , SP), a 32 voltas
26º) 36 - Sergio Vida (Peugeot , PR), a 34 voltas
27º) 13 - André Bragantini (Peugeot , PR), a 39 voltas
28º) 6 - Juliano Moro (Chevrolet , SP), a 40 voltas
29º) 16 - Afonso Bastos (Peugeot, SP), a 43 voltas


Melhor Volta: Eduardo Berlanda, 52.766 (173,97 km/h)




PAULO VALIENGO comunicação MTb 56.052
11 9838-7470
paulinhoxx@yahoo.com.br
visite: paulovaliengocomunicacao.blogspot.com