domingo, 28 de junho de 2009

(T) TONY KANAAN, um bom camarada!


texto publicado no Jornal Super Auto em 26/06/2006

Olá, moçada!

Aproveitando a entressafra proporcionada pela Copa do Mundo, vou contar para vocês um pouco da carreira do piloto Tony Kanann, Campeão Mundial de Fórmula Indy de 2004 e vice-campeão de 2005. Como vocês sabem o Tony é também patrocinador dos pilotos de Stock Car Jr., Felipe Polehtto e Guilherme de Conto.O Tony começou no kart em 1985 e foi o estreante do ano.

De 1986 até 1991, venceu consecutivamente 5 campeonatos paulista e 1 brasileiro. Chamou tanta atenção com os seus resultados extremamente expressivos, que em 1993 aos 18 anos, já estava disputando o Campeonato Europeu de Fórmula Opel. Em 1994, foi convidado para participar do Cam-peonato de Fórmula Alfa Boxer, na Itália, uma categoria equivalente a Fórmula 3. Aceitou e foi campeão, conseguindo um título inédito para o Brasil.

Pretendia disputar mais um título na Boxer e no ano seguinte partir para a Fórmula 3.000, que era na ocasião, a categoria de acesso a Fórmula 1. Mais seus planos foram completamente alterados, por que recebeu um convite para disputar uma seletiva patrocinada pela Marlboro, de Indy Light nos Estados Unidos.
Agradou tanto, que foi então convidado para participar do campeonato, tornando-se vice-campeão de Indy Light em 1996.Mudou-se para os Estados Unidos, e no ano seguinte já faturou o campeonato. Em 1998, já correndo na categoria principal, então denominada de Fórmula Cart, foi considerado o estreante do ano.
Sempre vencendo corridas e tendo atuações marcantes, em 2004 foi Campeão Mundial de Fórmula Indy.

Estipulou uma marca inédita na história do automobilismo norte americano, na medida em que completou todas as voltas das 15 etapas da temporada, entre os 5 primeiros, totalizando 3 305 voltas! Nenhum outro piloto conseguiu este feito.
Em 2005, foi vice-campeão da Indy e conseguiu fazer a pole posi-tion para as 500 Milhas de Indianápolis, o maior evento automobilístico do mundo. Já subiu ao pódio por duas vezes, uma em 2º outra em 3º, só falta mesmo é vencer a corrida.

Muito bem, como vimos, os resultados só confirmam que o Tony Kanaan é um dos melhores pilotos brasileiros em atividade no exterior. Mas, o que realmente quero destacar é que embora seja um profissional consagrado e reconhecido no mundo inteiro, ainda consegue tempo para apoiar materialmente o automobilismo brasileiro. Este é o lance! Nunca vi um piloto no auge de sua carreira, se preocupar com o andamento do esporte aqui no Brasil.

Quando soube da iniciativa do Tony, em fazer uma seletiva para apoiar a carreira de um piloto na então desconhecida Stock Jr., fiquei muito surpreendido e aguardei o andar da carruagem. Para minha satisfação, o Tony não só efetivamente patrocinou o piloto vencedor da seletiva, no caso o Polehtto, como estendeu o patrocínio para mais um. Sempre que pode está na Stock, estimulando e orientando os seus protegidos. Além disso, ainda participa e já venceu 6 vezes, as 500 Milhas de Kart da Granja Viana. Tem tempo para tudo!

Outro detalhe marcante de sua personalidade é a preocupação com os mais desfavorecidos, na medida que fundou, em parceria com o amigo de longa data e piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello, o IBK, Instituto Barrichelo Kanaan, que é uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade de oferecer apoio financeiro e técnico, para entidades do terceiro setor, que dão assistência a crianças, adolescentes, jovens e idosos.O IBK, em função da grande expressão pública de seus fundadores, tem facilidade para captar parceiros que patrocinem suas ações sociais dirigidas.

Ele diz: “nós tivemos um início de carreira muito similar e contamos com ajuda de pessoas para realizar nossos sonhos. O que queremos fazer, nada mais é do que ajudar pessoas a realizarem seus sonhos. Para isso montamos o IBK”.

A impressão que eu tenho é que o Tony é uma pessoa que está de bem com a vida, está sempre sorrindo e com uma cara de felicidade. Cheguei até a pensar que ele teve sorte de ter ficado nos Estados Unidos e não ter ido para a Fórmula 1. Me parece que a Fórmula 1, em função de tanta pressão, massacra os pilotos, tira sua espontaneidade e alegria. O Emerson Fittipaldi que andava muito triste, depois da Fórmula 1, foi para os Estados Unidos, recuperou sua motivação, venceu tudo de novo, abriu o caminho e voltou a sorrir como um grande campeão que é. Ele próprio disse que lá é diferente, se premia muito mais o vencedor.
Portanto, o Tony Kanaan é que está certo, é um bom camarada que vive feliz em Miami, em sua bela casa ao lado da esposa Daniele, curtindo a sua Ferrari 430 “rosso” personalizada pela fábrica, e a sua Honda 1 000 Repsol, sempre com os olhos brilhantes voltados para o Brasil. É isso ai. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário