domingo, 28 de junho de 2009

(T) Volta Rápida: Emoção garantida!


Olá, moçada!

A última etapa da Copa Nextel, realizada no Autódromo de Santa Cruz do Sul, no oeste do Rio Grande do Sul, foi brilhantemente vencida pelo carioca Cacá Bueno, que confirmou sua habilidade e sorte no travado circuito, na medida em que obteve sua terceira vitória nesta pista complicada.

Para confirmar a tradição, um frio intenso insistiu em permanecer por todos os dias da última semana, com temperaturas muito próximas do zero, ajudadas por um cortante vento bem ao estilo gaúcho. Mesmo assim, quase 30 mil pessoas compareceram ao autódromo, embora a corrida tenha sido realizada no sábado, pela primeira vez nesta temporada.

Gosto muito de estar nas corridas realizadas no Rio Grande do Sul, em função dos gaúchos cultivarem uma imensa paixão pelo automobilismo, esporte que já faz parte de suas tradições e comparecerem com toda a família na pista, dando um colorido diferenciado ao autódromo, com suas barracas e seus trailers.

Nesta corrida tive uma emoção adicional, porque fui convidado pelo meu amigo e piloto da Copa Nextel, Carlão Alves, para dar uma volta no seu Stock Car volta rápida, no evento para os convidados da Goodyear. Nem de longe poderia imaginar o que eu teria pela frente. Enquanto aguardava a minha vez, achava engraçada a expressão que os convidados ficavam, quando desciam do carro, após a “tal” volta rápida. Pensava comigo mesmo: “eles ficam com essa cara, porque nunca andaram num carro de corridas e comigo não vai ser assim.” Ledo engano!

Quando chegou minha hora, coloquei a bala clava, o capacete, e o Maurinho funcionário do Carlão, me amarrou no carro com o cinto de segurança de seis pontos. Internamente o carro é idêntico a um Stock Car, apenas com um banco adicional para os convidados. Externamente também o carro é o mesmo, um V8 com mais de 400 cavalos, com direito a cambio seqüencial e tudo o mais. Na verdade, tem até as molas e os amortecedores mais duros que o próprio Stock Car do Carlão.

Ele olhou para ver se eu estava pronto, e então ligou o poderoso V8, que urrou com vontade de correr, engatou a primeira marcha e acelerou como se fosse uma largada. Como a tenda para os convidados estava montada perto da linha de largada, no inicio da grande reta dos boxes, quando nos aproximamos do ponto de freada no fim da reta, acredito que já estávamos perto dos duzentos, aí é que começou a verdadeira emoção. Claro que eu achei que o carro não iria parar, a velocidade era muito grande e o ponto de freada muito próximo da curva. O Carlão demonstrando grande conhecimento do carro freou forte e reduziu três marchas utilizando-se do punta-taco. Realmente foi incrível sentir todo aquele peso torcer, reclamar e entrar de uma só vez na forte curva para a esquerda.

O circuito de Santa Cruz é repleto de subidas e descidas, e em todas as freadas eu tinha certeza que o carro não iria conseguir parar e obviamente escapar da pista. Em nenhum momento isso aconteceu tudo era controlado com maestria pelo Carlão, que guiava como se fosse um pequeno carro de 1000 cilindradas, totalmente dominado. A pior de todas as curvas foi a da Bota, onde eu pensei que iríamos direto até lá em cima nos boxes. A força G é impressionante, ela te joga de um lado para outro querendo te arrancar do banco.

Quando a volta terminou tive uma sensação muito estranha, certo alívio e ao mesmo tempo a impressão que foi pouco, que poderíamos ter dado outra volta. Como uma criança que leva um susto, mas quer sentir novamente o prazer da brincadeira. Imagino a emoção dos convidados, certamente nunca mais vão esquecer essa aventura. Eu já tinha guiado um Stock Car V8 em Curitiba, num teste de pneus, mas pilotar é uma coisa, ser passageiro de um piloto profissional num Stock Car é totalmente diferente. Quem não acreditar, porque já conhece tudo, deve dar uma “voltinha” na pista com o Carlão. É isso aí até a próxima
paulinhoxx@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário