terça-feira, 8 de dezembro de 2009

(T) Thiago Camilo: Fênix de Interlagos!




(texto para o site
carros e corridas)



Olá, moçada!


Fênix é uma figura mitológica cuja definição, segundo o dicionário Aurélio, é a seguinte: (mitologia) ‘Ave fabulosa, que, segundo a tradição egípcia, durava muitos séculos e, queimada, renascia das próprias cinzas’.


Além dos egípcios, outros povos da antiguidade, como gregos e chineses também tinham crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas. Em todas as mitologias o significado é o mesmo: perpetuação, ressurgimento e esperança que nunca tem fim.


Na última etapa da Copa Nextel Stock Car realizada no domingo (6), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, surgiu um tipo de Fênix, não um pássaro, mas um piloto e sua equipe, que renasceram das próprias cinzas.


No primeiro treino realizado na sexta feira, com pista úmida, logo nas voltas iniciais, o piloto paulistano Thiago Camilo, perdeu o freio no fim da reta dos boxes, na freada do S do Senna, numa velocidade em torno dos 270 quilometros por hora, e bateu violentamente na barreira de pneus, e continuou se despedaçando por mais de cem metros, destruido completamente toda a frente e a lateral de seu Stock Car.


Felizmente neste ponto da pista, existe uma grande área de escape, o que evitou um acidente de consequências gravíssimas para a integridade física do piloto. Camilo após ter sido resgado pelo carro de socorro da Stock Car, ficou muito abalado com a destruição de seu carro, e viu todo o seu projeto da corrida, terminar dessa maneira, logo nas primeiras voltas do primeiro treino.


Como a categoria Stock Car não permite o uso carro reserva, ficou óbvio que Camilo não poderia mais participar desta derradeira etapa do campeonato, embora tivesse chances matemáticas de chegar ao título de vice-campeão.


O treino prosseguiu normalmente e Thiago Camilo certamente já era considerado pelos seus adversários, uma carta fora do baralho e do campeonato. O carro foi recolhido aos boxes e sua equipe pode avaliar o enorme estrago.


Nós que estávamos lá em Interlagos, quando soubemos que Camilo nada tinha sofrido fisicamente, ficamos mais tranquilos e continuamos o nosso trabalho, acompanhando o desenrolar de todos os outros treinos.


No sabado, para surpresa de todos os presentes no autódromo, o Stock 21 de Thiago Camilo, apareceu novamente, com umas partes da carenagem sem pintura e meio feio, mas aparentemente pronto para participar do último treino que antecede a classificação.


Camilo deu algumas voltas e ficou apenas na 30ª posição. Trigésima. Ninguém estranhou, pelo contrário, todos acharam incrível que a equipe pudesse ter refeito todo o carro, um trabalho que em condições normais, demoraria pelo menos uma semana para ser feito. Na verdade a equipe trabalhou a noite inteira, até as seis horas da manhã, para tentar recuperar os destroços do carro.


A classificação que define o grid de largada, é dividida em três partes distintas. Na primeira parte, quando todos os carros entraram na pista, Camilo ficou com a surpreendente segunda colocação; na segunda etapa da classificação quando apenas os dezeseis melhores participam, Thiago Camilo ficou com o primeiro tempo; na terceira etapa, quando apenas os seis melhores entram na pista, Camilo novamente estabeleceu o primeiro tempo, com a marca de 1:40.070 , e média horária de 155,01 Km/h, quase meio segundo na frente de Allan Kodhair.


Apenas um dia depois da enorme pancada que destruiu o seu carro, Fênix já tinha dado o seu primeiro vôo espetacular e conquistado a pole position. O segundo aconteceu no domingo, quando Camilo com o carro já todo pintado e brilhando, largou na pole, dominou toda a corrida, estabeleceu a melhor volta e venceu de ponta a ponta. Ainda por cima conquistou o inédito título de vice-campeão brasileiro.


Este desempenho espetacular de Thiago Camilo e de sua equipe, só pode mesmo ser comparado com uma figura da mitologia. Dificilmente na história atual do automobilismo brasileiro será repetida. É incrível, mas é verdadeira. É isso aí. Até a próxima.

2 comentários:

  1. Paulinho, você que esteve lá dentro de uma barata sabe bem avaliar o quanto é preocupante, dar uma porrada nos treinos e não saber se vai dar para recuperar a barata. A boa vontade da equipe é fundamental. Salve Mauro Vogel, Passarinho e cia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Baleiro.
    Realmente o trabalho do Mauro e de todo o pessoal da equipe, foi fantástico.
    O Camilo também brilhou, por que não se intimidou e mandou a bota prá valer.
    Um abraço, Paulinho.

    ResponderExcluir