stock car e no jornal Super Auto)
Olá, moçada!
O automobilismo de competição é e sempre será, uma atividade fascinante. O automóvel, desde sua invenção encanta e apaixona o homem moderno. Em face dessas premissas, o piloto de corridas é sempre visto como o herói solitário, que desafia a morte e domina a máquina em altíssimas velocidades. Tudo isso é verdade, mas a vida de um piloto profissional, não é assim tão simples e glamourosa.
O automobilismo de competição é e sempre será, uma atividade fascinante. O automóvel, desde sua invenção encanta e apaixona o homem moderno. Em face dessas premissas, o piloto de corridas é sempre visto como o herói solitário, que desafia a morte e domina a máquina em altíssimas velocidades. Tudo isso é verdade, mas a vida de um piloto profissional, não é assim tão simples e glamourosa.
Além de toda a dedicação e esforço que um piloto precisa fazer para ingressar numa grande equipe, durante um fim de semana de competição, tem que dar tudo de si, principalmente numa categoria tão competitiva e excludente, como é a Stock Car. A corrida na verdade começa nos treinos de sexta feira, que são apenas dois, e com limitação no número de voltas.
Neste curto espaço de tempo, além de procurar a melhor performance para o seu carro, o piloto tem que se adaptar com as características do circuito, não com o traçado, mas sim com as condições de pista daquele dia.
Se a pista está suja de terra ou de areia, se esta pouco emborrachada e sem “grip” em função de muitos dias de chuva, se está muito escorregadia em virtude de óleo deixado por outras categorias e assim por diante.
Se a pista está suja de terra ou de areia, se esta pouco emborrachada e sem “grip” em função de muitos dias de chuva, se está muito escorregadia em virtude de óleo deixado por outras categorias e assim por diante.
Dentro deste quadro de dificuldades, cabe ao piloto procurar o melhor “caminho” para ser rápido, freando um pouco mais cedo, desviando das manchas de óleo, demorando um pouco mais para voltar o pé ao acelerador, enfim experimentando e decifrando a pista e o equipamento.
No sábado, no curtíssimo tempo da classificação, que ira definir o grid de largada, geralmente a pista está mais rápida, isto é, mais emborrachada em virtude dos resíduos de pneus de mesmo composto, deixado pelos outros concorrentes. Nesta prática do sábado, é colocado um jogo de pneus novos, e como vocês sabem os pneus slick da Stock, são muito macios, e só são mais rápidos na primeira volta. Na segunda em geral perdem um pouco, portanto, o tempo tem que vir naquela primeira volta! Nesse momento o piloto precisa de toda concentração, habilidade, coragem e muita sorte para não ser atrapalhado por um concorrente.
Com um set de pneus novos, o piloto pode frear de 10 a 20 metros mais tarde, isto é, mais próximo da entrada da curva, e voltar o pé para o acelerador um pouco mais cedo, porque o pneu novo tem maior aderência no contorno da curva. Assim, o ideal é frear o mais tarde possível, soltar logo o pedal do freio e voltar o pé para o acelerador dosando a potência do motor, sem perder a trajetória. O fator complicador é que o Stock é um carro de 1.200 kg, que está quase sempre acima de 200 km por hora e com uma potência de 450 cavalos.
A classificação talvez este seja o momento mais tenso do evento, uma vez que os fatos demonstram, que na Stock só vence quem larga no máximo até a 6ª posição. Na classificação, a pressão sobre o piloto é muito maior, por que como o pneu só é rápido na primeira volta, se errar e não tiver outro set disponível e lacrado, larga nas últimas posições, sem a menor chance de vitória.
Na corrida, além de procurar ganhar posições já na primeira freada, o piloto deve tirar tudo de si e do equipamento, como se a corrida fosse de uma volta apenas, evitar olhar nos espelhos retrovisores e não falar pelo rádio com os boxes. Em geral, a corrida se define nas três ou quatro voltas iniciais, lembrando que os pneus perdem aderência a partir da segunda volta e fica mais fácil errar. Do meio da corrida em diante, o piloto tem que cuidar dos pneus. Se tiver uma guiada muito agressiva, lixando demais os pneus na pista, certamente eles vão se acabar antes do término da corrida.
Nas ultrapassagens que são extremamente difíceis, o piloto pode e deve abusar dos freios, mesmo que perca um pouco a trajetória da curva e desde que não tome um “X” na saída e estrague tudo o que conseguiu. Existe também um reservatório de nitro, que aumenta em alguns cavalos a potência do motor, e que pode ser utilizado algumas poucas vezes durante a prova, no sentido de facilitar uma ultrapassagem. O abastecimento é outro momento crucial da corrida, qualquer vacilada da equipe, pode prejudicar todo o trabalho do piloto na pista e por outro lado, quando é rápido e eficiente, pode proporcionar algumas posições na corrida, ou até mesmo a vitória.
Trabalhar com todos esses dados é a função de um piloto profissional. Parece simples e romântico, mas na prática, é muito difícil e extenuante. Realmente é necessário uma mão de obra especializada!
Portanto, se o piloto conseguir administrar tudo isso que vimos acima, tiver uma grande dose de sorte e um ótimo equipamento, pode se aventurar a ganhar uma corrida na Stock Car e ser considerado um verdadeiro herói! É isso aí. Até a próxima
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