segunda-feira, 2 de agosto de 2010

(T) Fórmula Um: Barrichello de "Alma Lavada"!




Olá, moçada!



O surgimento da Fórmula Um, causou uma revolução no conceito basico de automobilismo, se tornando um laboratório de indiscutível importância para a industria automobilística e para o consumidor final. Praticamente tudo que foi descoberto e aplicado nesta categoria, hoje faz parte do nosso automóvel do dia a dia.

Por outro lado, esta categoria teve o condão de transformar o esporte, apenas num negócio, muitas vezes sujo e de mal gosto, praticado por verdadeiros gangsters, encontrados apenas nas telas dos cinemas.

Todo ano surge uma atrapalhada, que vai aos poucos desmoralizando a categoria e consequentemente afastando o torcedor dos autódromos e das transmissões.

Mas existem certos momentos, em que esquecemos todas as manobras imorais da categoria, e podemos vibrar de emoção. Foi o que aconteceu neste último domingo, no GP da Hungria, quando da ultrapassagem de Rubens Barrichello sobre Schumacher.

Eu nunca gostei do Michael Schumacher embora sempre tenha admirado sua competência e ousadia. Mas, sinceramente não conseguia ter simpatia pelo alemão. Até que em 2005, por ocasião do tsunami que atingiu a costa da Asia, o alemão fez uma doação de 15 milhões de dólares, para as famílias atingidas pela tormenta.

O governo dos Estados Unidos tinha doado apenas cinco milhões, mas depois da doação do Schumacher, liberou qualquer quantia para o socorro das vítimas.

Depois desta atitude, fui nutrindo aos poucos uma admiração pelo piloto alemão. Na verdade fiquei até seu fã. Fiquei desanimado quando ele resolveu parar de correr, achei que a categoria perdeu um pouco de seu charme e glamour.

Quando ele resolveu voltar, torci bastante para que desse tudo certo e tivesse um retorno vencedor. O que não aconteceu. Não sei se o carro não está ajudando, ou se ele ainda não recuperou a forma e os reflexos.

Mas, depois deste último domingo, não quero mais saber do alemão, achei que ele deve estar meio maluco, ou está com uma irresponsabilidade meio senil. Atirar o carro sobre o Barrichello, naquela reta, onde deveriam estar em torno de 300 por hora, só pode ser coisa de senilidade! Não é papel de campeão.

Barrichello por sua vez, pilotando com uma vontade e categoria ímpar, talvez livre como nunca esteve em toda sua longa carreira, mostrou que tem uma coragem que o tempo não corrompeu, pelo contrário, parece que até fortaleceu.

Mergulhou na reta dos boxes embaixo de Schumacher, pegando o vácuo da Mercedes, até conseguir botar do lado por dentro, sendo espremido até o muro. Foi salvo apenas pela sua coragem e ousadia, porque se tivesse aliviado um pouco o pé, certamente teria batido no muro e as consequências nós todos podemos imaginar.

Livre da tirania da Ferrari, Rubinho pode "lavar a alma" provando para o mundo inclusive para o "velho" alemão, que não está alí para tirar o pé para ninguém.

Tenho que colocar aqui neste texto, o comentário que encontrei no site portugues Auto Sport, de um leitor de nome Mr Vader, sobre a ultrapassagem de Rubinho:

"Para resumir em duas frases o que me pareceu a manobra, o que vi foram dois veteranos: Um, com a estante cheia de troféus, honras e títulos, alguns não merecidos, vazio de alma e sem nenhum coração! Outro, com muito menos troféus do que seu talento lhe faz jus, nenhum título, mas o coração e a bravura intactos!!! Obrigado pela emoção de domingo, Rubens! BRAVÍSSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Schumacher foi penalizado com a perda de 10 posiçoes no grid da próxima corrida, e depois de ver as imagens, voltou atrás e pediu desculpas públicas para Rubinho. É isso aí. Até a próxima.

8 comentários:

  1. Paulinho, concordo com você plenamente. Um abraço e parabéns pelas colocações.
    Pedro Henrique " Baleiro".
    http://puntata-taco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Valeu Baleiro.
    Um grande abraço e apareça sempre.
    Paulinho.

    ResponderExcluir
  3. Espetacular, Paulo!

    Muito bem escrito e bem complementado com o comentário que postou do site português.

    Acho que perder 10 posições foi pouco pro Dick Vigarisita. ;)

    Beijos ternos, amigo! Estava sentindo sua falta...

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca, já estava com saudades de vc!
    Adorei que vc gostou do texto.
    O alemão perdeu muitos admiradores com essa manobra maldosa.
    Um grande beijo e apareça sempre.

    ResponderExcluir
  5. Gostei Paulo, mas nem com a grana que o Schummi deu consegui ser seu fã. Acho que todos sapos engolidos pelo Barrichello ainda não foram pagos, mas a sensação daquela ultrapassagem deve ter feito com que ele se sentisse melhor. Achei a punição muito branda, devia ter tomado no minimo três corridas de suspenção.
    Consegui acertar a posição de seu blog lá no meu.

    Um abraço

    Rui

    ResponderExcluir
  6. Olá Rui,obrigado pela visita.
    Concordo com vc em todos os pontos que abordou.
    Achei a punição muito simples.
    Um grande abraço e vou no seu blog visitá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Paulinho, tá tudo bem por aqui?

    Saudade, moço! ;)

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita, Teca.
    Passei por lá, agora a pouco e te deixei um beijo!

    ResponderExcluir